terça-feira, 18 de junho de 2013

Crônicas Além do Absurdo: o povo contra tudo, todos e eles mesmos

Desde a semana passada, o preço das passagens de ônibus ficou 20 centavos mais caro em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Os motivos para isso foram vários, mas para grande parte da população, pouco importaram esses motivos.

Se bem que 20 centavos a mais é mais prejuízo para os nossos bolsos, façamos as contas:

  • Se antes a passagem era 3 reais, 2 passagens eram 6, e em um mês, o gasto com passagens era de 90 reais.
  • Agora com 20 centavos a mais, 2 passagens são 6,40, e em um mês, o gasto será de 96 reais.

Isso, tomando a capital paulista de exemplo.

Os estudantes e demais setores da sociedade foram as ruas protestar contra esses aumentos.

Tudo combinado por meio das redes sociais.

Mas, como tudo na vida, tem que ter gente para estragar o barato, tiveram uns certos arruaceiros infiltrados, que foram para quebrar tudo que aparecia na frente e enfrentar a polícia como podia, com paus, pedras, armas caseiras e afins.

No sábado, mais e mais protestos, agora em Brasília, onde milhares de pessoas protestaram contra o excesso de gastos nas obras das Copas e das Olimpíadas, já que o nosso país será o “Sports center of World” até 2016.

Ontem, 100 mil pessoas no Rio, 20 mil em Belo Horizonte e mais milhares de pessoas em São Paulo, Porto Alegre, Brasília e outras cidades protestaram contra os aumentos nas passagens, a corrupção, os gastos excessivos para os eventos esportivos, pela democracia, pela paz, etc…

Mas, tivemos mais arrucaeiros infiltrados com objetivos diferentes: quebra-quebra, confrontos com policiais, etc…

E tudo isso acontecendo às vistas dos turistas que vieram aqui para ver suas seleções jogarem na Copa das Confederações!

Os protestos contra as passagens, geraram resultados: José Fortunati, prefeito de Porto Alegre vai reduzir a passagem mais uma vez.

O preço deverá ser de R$2,80, tarifa cobrada na capital mineira.

Em João Pessoa, a tarifa vai cair para R$2,20.

No eixo Rio-São Paulo, o Ministério Público, preocupado com a proporção que os protestos tomaram pediu para que a tarifa voltasse ao normal nas duas capitais.

Em Sampa, Nem Alckimin, nem Haddad vão voltar atrás, já no Rio, Paes está analisando…

Aqui na capital mineira, os protestos chegaram com atraso, pois a passagem tinha aumentado lá em Janeiro.

Aqui vai a minha opinião, que, com certeza, é a opinião da grande maioria dos brasileiros:

  • É muito válida a indignação com o aumento das passagens, afinal de contas, vai fazer diferença no fim do mês, e o nosso transporte público é completamente deficiente, sendo desmerecedor desse aumento, como também é válido o desejo de passe livre para os estudantes e os desempregados.
  • Também é válida a indignação sobre os gastos excessivos para as Copas e as Olimpíadas, porém, deve se olhar que os mesmos que pedem “Menos Copa, Mais eduçação” e vão para as vias de fato, são os mesmos que vão torcer para o Brasil quando tem partida da Seleção. E não faz sentido essa história de menos dinheiro para as Copas e mais dinheiro para outras coisas porque tudo(e mais um pouco)que tinha que ser gasto para os eventos já foi…
  • E por fim, o direito de se manifestar é garantido por lei, mas quando se tem uma meia-dúzia de “gatos-pingados de Facebook” programando protesto para produzir cenas de guerra, é melhor nem ir pra rua…
  • E irei defender meus futuros colegas de imprensa, afinal de contas, eles estão fazendo o seu trabalho e são alvos de desmiolados que acham que a cobertura dos protestos não é correta. Isso, como disse nossa presidenta, é absoluta e absurdamente desumano e é um gol contra a nossa democracia…

Se vierem mais protestos, que sejam mais pacíficos e organizados, caso contrário #nemvemprarua, tá?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores