quarta-feira, 26 de junho de 2013

Crônicas Além do Absurdo: Será que os pactos calam a voz das ruas?

Ontem, a nossa futura ex presidente Dilma Rousseff anunciou em reunião com todos os governadores e os prefeitos de todas as capitais, 5 pactos para a melhoria dos serviços públicos:

#Educação: A proposta era de 100% dos royalties do petróleo e 50% dos recursos do pré-sal para a educação. Ontem, o Congresso aprovou 75% dos royalties para a educação e 25% para a saúde. Mas o pré-sal vai ficar quieto, pelo menos por enquanto.

#Saúde: As prefeituras, os governos estaduais e o governo federal deverão acelerar os investimentos feitos nos hospitais, nas UPA´s e unidades básicas de saúde e contratar médicos vindos do exterior para trabalhar onde os brasileiros não tem interesse.

#Mobilidade Pública: As duas esferas de governo deverão estar compromissadas com a criação de nvos metrôs, corredores de ônibus e BRT. Já o Governo Federal se compromete a  investir R$ 50 milhões em várias obras do setor, além de criar o Conselho Nacional de Transporte Público, com a participação de toda a sociedade civil, incluindo os usuários

#Responsabilidade Fiscal: Todas as despesas deverão ser feitas respeitando o limite fixado na Lei de Responsabilidade Fiscal, o que garante o controle da inflação e a manutenção da estabilidade econômica.

#Reforma Política: Dilma defendeu a convocação de um plebiscito para a criação de uma Assembléia Constituinte específica para a Reforma Política, porém voltou atrás. Enquanto isso, a proposta de tratar a corrupção como crime hediondo continua, assim como defende a implantação efetiva da Lei de Acesso à Informação.

Sobre o imbróglio do Passe Livre, DIlma disse que a tarifa zero era inviável, porém, Renan Calheiros defendeu o Passe Livre para alunos matriculados e com frequência regular.

Mas tudo isso não poderá tirar, pelo menos por enquanto, o povo das ruas de todo o país.

As reivindicações são urgentes e a fúria por causa das Copas ainda é incontrolável, graças aos gastos exorbitantes e bilionários que vem se arrolando pelas sedes da competição: mais de R$ 33 milhões serão gastos, com 80% vindo dos cofres públicos e algumas obras não ficando prontas.

E mais uma reclamação chegou à pauta de protesto: o fim do foro privilegiado.

No entanto, algumas vitórias foram garantidas como a redução das tarifas do transporte em todo o país, a rejeição da PEC 37 e o arquivamento do projeto que prevê atendimento psicológico para os homossexuais, a chamada “cura gay”. Esse projeto é de autoria daquele deputado “queridíssimo” por todos”, o tal Marco Feliciano.

Por isso é bom nossos repreentantes agirem rápido se querem acalmar a população. Senão, a coisa vai piorar….

E parafraseand o slogan da BandNews FM: Com 20 centavos, tudo pode mudar…



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores