segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Alémtrospectiva 2011 - Os destaques de Julho

E a nossa retrospectiva com as notícias que você viu(ou não viu) aqui continua com os destaques de julho.

Política:

  • Julho foi marcado pela morte do senador e ex-presidente da República, Itamar Franco, 81 anos, após sofrer um derrame cerebral. Ele lutou contra a leucemia, mas contraiu uma pneumonia grave, e, sofreu, ao mesmo tempo, o derrame que decretu a sua morte. O corpo de Itamar foi velado em Juiz de Fora, sua cidade natal, e enterrado na capital, Belo Horizonte.
  • Mais crise no governo Dilma: Enquanto Alfredo Nascimento deixou o Ministério dos Transportes, por conta de denúncias de um suposto esquema de corrupção na pasta, Oscar Jucá Neto, irmão do líder do governo Romero Jucá (PMDB-RR), acusa a existência de um esquema de corrupção supostamente comandado pelo PMDB e PTB no Ministério da Agricultura. Em entrevista à revista Veja, ele afirma que o esquema seria operado com conhecimento do ministro da Agricultura, Wagner Rossi (PMDB), e do presidente da Conab, Evangevaldo Moreira Santos (PTB), com o objetivo de arrecadar dinheiro.
  • E a ex-senadora Marina Silva (AC) confirma as expectativas e formaliza sua saída do Partido Verde. A decisão é tomada após meses de desentendimentos com a direção nacional da legenda e consagrada em um ato político com a presença de cerca de 400 aliados da ex-presidenciável. No discurso, Marina dá sinais de apoio ao governo da presidenta Dilma Rousseff. Ela também nega ter pautado sua decisão pelo calendário eleitoral. Embora a expectativa seja a de que a ex-senadora funde um novo partido, ela opta por adiar a montagem de uma nova agremiação política.

Brasil:

  • Dois acidentes envolvendo automóveis de luxo na noite paulistana marcaram o mês. No primeiro, o motorista de um Porsche em alta velocidade se chocou com outro carro que cruzava no sinal vermelho a rua Tabapuã, na zona sul de São Paulo. A advogada Carolina Menezes Cintra, que dirigia um Tucson, morreu no local. O outro atropelamento aconteceu no dia 23, na rua Natingui, na Vila Madalena (zona oeste), quando uma jovem que dirigia o jipe Land Rover do namorado, perdeu o controle, bateu em um muro, atingiu o administrador de empresas Vitor Gurman, 24 anos, que morreu dias depois.
  • A Lei nº 12.403 que altera o Código de Processo Penal brasileiro e cria alternativas à prisão preventiva entrou em vigor. Com a nova lei, pessoas que cometeram crimes leves - punidos com menos de quatro anos de prisão - e que nunca foram condenadas por outro delito só serão presas em último caso. Antes, só havia duas possibilidades para as pessoas que cometem esses crimes: a prisão, se o juiz entender que elas podem oferecer riscos à sociedade ao longo do andamento do processo, ou a liberdade.
  • Quatro bueiros da Light explodiram na esquina da rua da Assembleia com a avenida Nilo Peçanha, próximo ao Largo da Carioca, no coração financeiro do Centro do Rio. Pelo menos três pessoas ficaram feridas. A prefeitura informou que multaria a concessionária de energia e afirmou que a Procuradoria Geral do Município “prepara medida legal“ contra a empresa. Esta foi a terceira explosão de bueiros da Light em uma semana. Os casos se sucederam durante o ano. Segundo o Ministério Público, quatro mil bueiros da Light correm risco de explosão.
  • Um avião de pequeno porte caiu logo após decolar em um terreno baldio ao lado do Aeroporto Internacional Guararapes-Gilberto Freyre, no Recife, em Pernambuco. A aeronave da companhia Noar Linhas Aéreas levava 16 pessoas, sendo 14 passageiros e dois tripulantes. Todos morreram. Este foi o quinto acidente aéreo com aviões de pequeno porte ocorrido no Estado nos últimos quatro anos. O Ministério Público Federal (MPF) de Pernambuco abriu inquérito para apurar as causas da queda.

Mundo:

  • Em Julho, nasceu o Sudão do Sul. O mais novo país do mundo surgiu após um referendo em janeiro no qual 99% dos moradores votaram a favor da separação da região em relação ao restante do Sudão. A área é predominante cristã e animista, enquanto o norte, governado por Cartum, tem população majoritariamente muçulmana e árabe. Apesar das reservas de petróleo, o Sudão do Sul nasce como um dos países mais pobres do mundo, com alta taxa de mortalidade materna, a maioria das crianças fora da escola e um índice de analfabetismo de 84% entre as mulheres.
  • Devido às acusações de que teria grampeado os telefones de cerca de 4 mil pessoas, incluindo políticos, celebridades e cidadãos comuns, o tablóide britânico News of the World encerrou as suas atividades em julho.  O escândalo abalou o império de Rupert Murdoch, dono da News Corporation, cujo braço europeu, a News International, era dono do jornal. Murdoch e James, um de seus filhos, prestaram depoimento ao Parlamento britânico e fizeram acordos milionários com parentes de vítimas. O caso segue sob investigação.

Esporte:

  • Principal esportista brasileiro, o nadador Cesar Cielo foi pego em exame antidoping no Troféu Maria Lenk. O atleta do Flamengo testou positivo para a substância Furosemida (que mascara outras substâncias dopantes) - também foram pegos Nicholas Santos e Henrique Barbosa, do Flamengo, e Vinícius Waked, do Minas. Em julgamento na CAS (Corte Arbitral do Esporte), apenas Waked foi suspenso porque era reincidente. A absolvição gerou críticas de rivais de Cielo, mas o brasileiro levou duas medalhas de ouro no Mundial de Xangai, no final do mês (50 m livre e 50 m borboleta). Na mesma competição Felpe França foi ouro nos 50 m peito.
  • A vitória por 3 a 0 na final da Copa América contra o Paraguai deu o primeiro título ao time de Oscar Tabárez, que começou a ser formado após o fracasso da seleção celeste cair na repescagem das Eliminatórias da Copa de 2006, diante da Austrália. Com os gols de Suárez e Forlán, duas vezes, os uruguaios levantaram o troféu da Copa América pela décima quinta vez. A seleção celeste é agora a maior vencedora do torneio, ultrapassando a Argentina, tem quem 14 títulos. O Brasil venceu 8 vezes a competição. A seleção de Mano Menezes foi mal e caiu nas quartas de final, perdendo para o Paraguai nos pênaltis,. Em quatro jogos foi apenas uma vitória.
  • Com toda a pompa, o primeiro evento da Copa do Mundo de 2014 foi realizado no Rio de Janeiro e teve a presença de figurões, como Ronaldo e a presidenta Dilma Roussef (que evitou ficar perto de Ricardo Teixeira, acusado de receber propina de empresa parceira da Fifa). Ronaldo, por sinal, foi o responsável por colocar as campeãs mundiais Espanha e França no mesmo grupo da eliminatória europeia. Como país swede, o Brasil não participa das seletivas e tem vaga assegurada.

 

 

Cultura:

  • Quarto longa-metragem da franquia que tem o pirata Jack Sparrow como protagonista, "Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas" tornou-se o oitavo filme a ultrapassar a marca do US$ 1 bilhão em bilheteria. Apesar de dividir a crítica, a produção da Disney entrou para o restrito clube dos filmes bilionários, do qual fazem parte "Avatar", "Titanic", "O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei", "Alice no País das Maravilhas", "O Cavaleiro das Trevas", "Toy Story 3" e "Piratas do Caribe: O Baú da Morte" - segundo filme da série.
  • A revista "Mônica" celebrou a marca de 500 edições no mercado brasileiro, um raro caso de mais de 40 anos de publicação ininterrupta. Em sua história, o gibi de Mauricio de Sousa teve 200 edições lançadas pela Editora Abril, de 1970 a 1986; 246 números pela Editora Globo (antiga RGE), de 1987 a 2006; e 54 pela atual Panini Comics, que assumiu a revista em 2007. A edição comemorativa contou com duas aventuras especiais que relembram as diversas fases de seus personagens.
  • O cantor e compositor Chico Buarque lançou o álbum "Chico", primeiro de inéditas desde "Carioca", de 2006. Com participações de João Bosco, Ivan Lins e duetos com Wilson das Neves e com a jovem cantora Thaís Gulin, o músico mostrou em 10 canções uma proximidade com sua persona literária.
  • A notícia de que Amy Winehouse foi encontrada morta em sua casa em Londres dominou o noticiário musical em julho. Apesar dos diversos problemas com álcool e drogas, os fãs esperavam que a cantora inglesa voltasse aos palcos ainda neste ano. Mas, infelizmente, Amy juntou-se ao “clube dos 27 anos”, formado por outros músicos que também morreram com essa idade, como Jimi Hendrix, Jim Morrison e Kurt Cobain. Em setembro, foi divulgado que a causa da morte foi o excesso de álcool. Neste mês de dezembro, um disco póstumo chega às lojas.

     

Esse foi o mês de Julho na Alémtrospectiva 2011. Amanhã, você confere as principais notícias do mês de Agosto.

(Com informações do Último Segundo).

Alémtrospectiva 2011: a retrospectiva que vai Além, para quem quer ir mais Além.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores