terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Alémtrospectiva 2011 - Os destaques de Agosto

Agosto foi mais um mês de desgosto para a nossa presidenta, Dilma Rousseff, mas também foi cheio de outros assuntos, que viram destaque na Alémtrospectiva 2011. Confira:

Política:

  • Depois de dizer que auxiliar afirmou precisar de paciência para lidar com “idiotas”, declarou voto no tucano José Serra e criticou outros ministros em entrevista, Nelson Jobim deixou o cargo de Ministro da Defesa, a presidenta Dilma Rousseff o substituiu pelo ex-chanceler Celso Amorim.
  • Da Defesa para o Turismo: Uma megaoperação deflagrada pela Polícia Federal no Ministério do Turismo resultou na prisão de 38 pessoas, entre elas o secretário-executivo da pasta, Frederico Silva da Costa. A relação de presos inclui ainda o secretário nacional de Desenvolvimento de Programas de Turismo, Colbert Martins, e o ex-presidente da Embratur Mário Moysés, ligado à ex-prefeita de São Paulo e ex-ministra do Turismo Marta Suplicy. A chamada Operação Voucher corresponde a uma ação conjunta do Tribunal de Contas da União e o Ministério Público Federal para apurar crimes de formação de quadrilha, peculato e fraudes em licitação. O caso colocou na berlinda o ex-ministro do Turismo, Pedro Novais.
  • Do Turismo para a Agricultura: Wagner Rossi, também saiu do governo Dilma Rousseff, pressionado por denúncias de corrupção na pasta.

Brasil:

  • A juíza Patrícia Acioli, da 4ª Vara Criminal de São Gonçalo (RJ), foi morta com vários em Piratininga, no município de Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro. O crime aconteceu quando ela se aproximava da entrada do condomínio onde morava, no bairro Timbau. Apontado como o mandante do assassinato, o tenente-coronel Cláudio Luiz Oliveira foi detido. Além do tenente-coronel, outros cinco policiais que trabalhavam com o ex-comandante na mesma unidade também tiveram as prisões decretadas.
  • Um bonde cheio de passageiros tombou em Santa Teresa, bairro turístico do Rio de Janeiro e deixou cinco mortos, sendo três homens e duas mulheres. Outras 57 pessoas ficaram feridas. A falta de marcas de freio nos trilhos e a constatação de que até pedaços de arame eram usados para afixar estruturas do bondinho fizeram com que especialistas do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Rio (Crea-RJ) apontassem a falta de manutenção do veículo como causa provável. Familiares das vítimas também se queixaram do excesso de passageiros.

Mundo:

Após deixar um rastro de destruição e mortos no Caribe, o furacão Irene chegou aos Estados Unidos, tocando terra na Carolina do Norte com ventos de 140 km/h. Foi rebaixado para tempestade tropical ao chegar a Nova York, onde, por precaução, milhares de moradores deixaram suas casas e o sistema de transporte público foi fechado. Mesmo com menos força do que o previsto, Irene afetou 55 milhões de moradores dos EUA e deixou 44 mortos em 13 Estados.

Economia:

  • A cervejaria Kirin comprou o controle da Schincariol por R$ 4 bilhões. Os japoneses adquiriram os 50,5% do capital da Schin que pertenciam aos irmãos Adriano e Alexandre Schincariol. Já os 49,5% restantes continuam com um dos membros da família, Gilberto Schincariol. A disputa familiar foi um dos fatores afastou outros possíveis compradores, como a Heineken. A compra deverá ter impacto em todo o setor de bebidas no Brasil, já que a Kirin deve utilizar a Schin como plataforma para se expandir em outros segmentos.
  • O governo federal anunciou uma nova política industrial, com objetivo de apresentar compensações efetivas contra a valorização do real frente ao dólar, que afeta a competitividade das indústrias brasileiras no exterior. O plano “Brasil Maior” inclui a devolução de impostos e financiamento a exportadores, desoneração de folha de pagamento para setores intensivos em mão de obra e política tributária especial para montadoras. Dentre os setores incluídos na medida estão confecções, calçados, móveis e software.
  • Com a piora de suas condições de saúde, Steve Jobs anunciou sua saída do comando executivo da Apple. Em carta enviada ao conselho da empresa, Jobs afirmou sempre ter dito que "um dia, quando não pudesse mais cumprir minhas obrigações e atender as expectativas" ligadas ao cargo de executivo-chefe, "seria o primeiro a informá-los. Infelizmente, esse dia chegou. Por isso renuncio". Jobs – que sofria de um câncer de pâncreas e feito transplante de fígado – estava afastado por licença médica desde janeiro. Tim Cook foi o escolhido para substitui-lo na Apple. Jobs continuou como presidente do conselho de administração da empresa que ajudou a criar.

Esporte:

Um AVC(Derrame Cerebral), afastou o técnico do Vasco, Ricardo Gomes, dos trabalhos em agosto. Ele passou por uma cirurgia, e voltará aos trabalhos no ano que vem.

Cultura:

Em 2011, o público brasileiro deixou de lado o clima tenso dos chamados “favela movies” e consagrou a comédia. Saem tiros, traficantes e policiais corruptos e entram tipos curiosos, como o de Bruno Mazzeo em "Cilada.com" e Ingrid Guimarães em "De Pernas pro Ar". Além destes, produções como "Muita Calma Nessa Hora", "O Homem do Futuro" e "O Palhaço" mostraram que o bom humor foi um ótimo negócio no cinema nacional.

Esse foi o mês de Agosto na Alémtrospectiva 2011. Amanhã, você confere as principais notícias do mês de Setembro.

(Com informações do Último Segundo).

Alémtrospectiva 2011: a retrospectiva que vai Além, para quem quer ir mais Além.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores