quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Alémtrospectiva 2011 - Os destaques de Outubro

Outubro, é o mês das crianças, e de Nossa Senhora Aparecida.

E na Alémtrospectiva 2011, outubro trouxe mais um péssimo presente para o Governo Dilma.

Mas além deste, temos outros assuntos do mês para relembrar:

Política:

  • O Ministério dos Esportes, se tornou mais uma dor de cabeça para o Governo Dilma. Um suposto esquema de desvios por meio de convênios com ONG´s, fez com que o antigo titular da pasta, Orlando Silva, deixasse a pasta. Diante da abertura de inquérito sobre o caso no Supremo Tribunal Federal para apurar as denúncias de corrupção, ele decide atender ao pedido do Palácio do Planalto e entrega a demissão. Aldo Rebelo, deputado pelo PCdoB paulista, assumiu o cargo.
  • O ex-presidente Lula foi diagnosticado com câncer na laringe. Após a avaliação inicial do quadro, os médicos concluem que o tumor de Lula é de média agressividade e orientam o petista a iniciar de imediato o tratamento de quimioterapia, a ser seguido por sessões de fisioterapia. Lula é avisado que perderá o cabelo e a barba em decorrência do tratamento e corre risco de ter sequelas na voz. O ex-presidente optou por tornar públicas as informações sobre sua doença e tomou, por exemplo, a iniciativa de divulgar as primeiras imagens em que aparece sem barba e cabelo.

Brasil:

  • Quatro pessoas morreram e pelo menos outras 16 ficaram feridas em uma explosão ocorrida em um restaurante localizado no centro do Rio de Janeiro. Três vítimas fatais eram funcionárias do restaurante Filé Carioca e a quarta era um pedestre. Testemunhas que estavam no local após a explosão relataram que havia um forte cheiro de gás na região. Peritos da Polícia Civil acharam seis cilindros de gás em meio aos escombros do restaurante. O estabelecimento, segundo o Corpo de Bombeiros, não tinha autorização para usar gás.
  • A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) reconheceu o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. Por 4 votos a 1, os ministros aceitaram o recurso especial no qual duas mulheres do Rio Grande do Sul pediam para serem habilitadas ao casamento civil. O processo partiu de duas cidadãs gaúchas que recorreram ao STJ, após terem o pedido de habilitação para o casamento negado na primeira e na segunda instância. A decisão do tribunal gaúcho afirmou não haver possibilidade jurídica para o pedido. No recurso especial, elas sustentaram não existir impedimento jurídico para o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
  • O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que cresceu em número de candidatos (cerca de 5 milhões) e adesão de universidades, caminha para se consolidar como o vestibular nacional. A aplicação da avaliação, ao contrário do que aconteceu em 2009 e 2010, ocorreu sem incidentes este ano, mas três dias depois uma escola foi acusada de antecipar questões do prova. O colégio de Fortaleza Christus e o MEC confirmaram que 14 perguntas que fizeram parte de um pré-teste em 2010 foram divulgadas em simulado. O MP do Ceará tentou invalidar as questões para todos os participantes, mas o MEC determinou a anulação apenas para os alunos do Christus.

Mundo:

O coronel Muamar Kadafi, líder deposto da Líbia, foi morto por forças revolucionárias durante a queda de Sirte, sua cidade natal e último grande bastião de resistência desde a queda de seu regime, em agosto. Relatos contraditórios sobre as circunstâncias de sua morte provocaram apelos internacionais por uma investigação, aos quais o governo interino prometeu atender. Antes de ser enterrado em local desconhecido no deserto, o corpo do ditador foi exposto em um frigorífico visitado por milhares de líbios.


Economia e Tecnologia:

  • Após 14 anos consecutivos à frente da Apple, Steve Jobs faleceu em sua casa, nos Estados Unidos. O executivo tinha 56 anos e havia fundado a Apple em 1976, mas ficou fora da empresa entre 1985 e 1996. Em sua segunda passagem à frente da Apple, Jobs liderou a “ressurreição” da empresa com produtos de sucesso, como o iPod, o iPhone e o iPad. Fãs da Apple prestaram homenagens ao executivo em frente a lojas da empresa em todo o mundo. Lançada poucos dias após a morte, sua autobiografia, escrita pelo jornalista Walter Isaacson, atingiu rapidamente o primeiro lugar em diversas listas de livros mais vendidos.
  • Um dia antes da morte de Steve Jobs, a Apple anunciou a nova versão de seu smartphone. O iPhone 4S não trouxe avanços significativos em relação ao modelo anterior, e a falta de novidades desapontou alguns fãs e analistas. Mas, como ocorreu com produtos anteriores, o iPhone 4S foi um sucesso de vendas, com quatro milhões de unidades comercializadas apenas nos três primeiros dias de venda.

Ciência:

  • A temporada dos prêmios Nobel começou animada. No anúncio dos laureados em Medicina, uma descoberta: Ralph M. Steinman, que dividiria o prêmio com Bruce A. Beutler,e Jules A. Hoffmann por seus estudos em imunologia, havia falecido três dias antes. Em Física, ganharam três americanos: Saul Perlmutter, Brian Schmidt, e Adam Riess, pela descoberta da aceleração da expansão do universo. Em Química, outra surpresa:  o israelense Daniel Shechtman foi o vencedor, pela sua descoberta dos quase-cristais. Schechtman foi durante muito tempo ridicularizado por seus colegas, pois suas pesquisas contradiziam o conhecimento corrente do tema.
  • Em 31 de outubro completamos sete bilhões de pessoas na Terra.  O título de “bebê sete bilhões” não foi dado oficialmente pela ONU a nenhuma criança, então vários países tentaram escolher para si o título. Uma das mais populares foi a pequena filipina Danica May Camacho, nascida dois minutos antes da meia-noite. Mas um relatório da ONU que altas taxas de natalidade e maior longevidade da população são desafios pesados que a humanidade terá que enfrentar se não quiser que o planeta entre em colapso.

Esporte:

  • Com quatro corridas de antecedência, Sebastian Vettel se tornou bicampeão mundial de Fórmula 1. Jenson Button venceu o Grande Prêmio do Japão, mas não conseguiu estragar a festa do piloto da Red Bull, terceiro colocado na prova – ele precisava de apenas um ponto para garantir a taça. Fernando Alonso, em segundo, completou o pódio. A conquista veio para coroar uma temporada dominante do alemão, que largou 12 vezes na pole, venceu nove vezes e obteve 14 pódios neste ano. Com o título, Vettel, com 24 anos e três meses, se tornou o bicampeão mais jovem da história da F1, superando Alonso.
  • Depois de muitas dúvidas, a Fifa divulgou em Zurique, na Suíça, o calendário para a Copa do Mundo de 2014, que será disputada de 12 de junho a 13 de julho. São Paulo, com o estádio do Corinthians, receberá a abertura e outros cinco jogos, incluindo umas das semifinais. A final, como era esperado, será no estádio do Maracanã. A demora para o início das obras do Fielzão geraou dúvidas se São Paulo conseguiria o jogo inaugural, como almejava. Em julho, a construtora Odebrecht começou a obra, que tem prazo de conclusão em fevereiro de 2014. Belo Horizonte, Salvador e Brasília também desejavam o a primeira partida, que leva muitos turistas à cidade.
  • Apesar de EUA e Canadá mandarem equipes B em várias modalidades, o Brasil mostrou que a evolução nos últimos Pans foi mantida e terminou o quadro de medalhas em terceiro lugar, com 141 no total, sendo 48 de ouro, 35 de prata e 58 de bronze – EUA venceram com 92 de ouro e Cuba ficou em segundo com 58 douradas. Destaques do Brasil foram o nadador Thiago Pereira, que se tornou o maior medalhista de ouro do país em Pans, com 10 medalhas desta cor, superando o mesatenista Hugo Hoyama (que foi o porta-bandeiras na cerimônia de abertura). Os times de vôlei venceram, os de basquete fracassaram, assim como o futebol.

Esse foi o mês de Outubro na Alémtrospectiva 2011. Amanhã, você confere as principais notícias do mês de Novembro.

(Com informações do Último Segundo).

Alémtrospectiva 2011: a retrospectiva que vai Além, para quem quer ir mais Além.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores