quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Alémtrospectiva 2011 - Os destaques de Setembro

Setembro é o mês de comemoração da Independência do Brasil. Mas também foi o mês de muitos acontecimentos, que você revê agora, em mais um capítulo da Alémtrospectiva 2011:

Política:

  • Falei que setembro é o mês da Independência do Brasil, mas tivemos, também, a Marcha contra a Corrupção, em várias cidades pelo país, incluindo as capitais: entre elas: São Paulo, Rio, BH e Brasília. Na capital federal, cerca de 30 mil pessoas participaram da manifestação vestidos de preto, com rostos pintados e narizes de palhaço, os manifestantes seguram cartazes com frases pedindo o fim do voto secreto na Câmara e no Senado e punição para políticos corruptos.
  • Enquanto o povo pede o fim da corrupção, Pedro Novais foi mais um a dizer: “Dilma, não aguento mais, tô indo embora”. A saída se deu após a pasta se tornaor alvo da Operação Voucher, que prendeu 38 pessoas.

Brasil:

Um aluno de 10 anos atirou contra uma professora e depois se matou na Escola Municipal Professora Alcina Dantas Feijão em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo. De acordo com testemunhas, o menor D.M.N., que cursava o 4º ano, atirou na professora Rosileide Queiros de Oliveira, 38 anos, dentro da sala de aula, onde estavam outros 25 alunos. Em seguida, ele se retirou da sala e disparou um tiro na própria cabeça. “Não havia reclamações contra ele“, disse diretora de escola.

Mundo:

  • Sob forte esquema de segurança, os EUA lembram o décimo aniversário dos ataques do 11 de Setembro de 2011, quando 19 terroristas da Al-Qaeda usaram quatro aviões para atacar as Torres Gêmeas, em Nova York, o Pentágono, em Washington, e que, confrontados pelos passageiros, causaram a queda de uma aeronave na Pensilvânia. A principal cerimônia acontece no Marco Zero (foto), onde ficavam as torres e onde foi inaugurado um memorial em homenagem aos quase 3 mil mortos nos ataques.
  • Setembro de 2011, foi marcado como o mês dos 10 anos dos atentados ao World Trade Center. A principal cerimônia acontece no Marco Zero (foto), onde ficavam as torres e onde foi inaugurado um memorial em homenagem aos quase 3 mil mortos nos ataques.

Economia:

  • Funcionários dos Correios e dos bancos entraram em greve por aumentos salariais. A paralisação dos Correios, que começou em 14 de setembro e durou 28 dias, atrasou a entrega de 185 milhões de cartas e encomendas e terminou com o acordo de um reajuste salarial de 6,7%, retroativo a agosto e acréscimo mensal de R$ 80 a partir de outubro. Já a greve bancária, considerada a mais forte dos últimos 20 anos, durou 21 dias e terminou com um acordo de reajuste de 9% a 12%.

Esporte:

Em casa, contra time B e sem dificuldade, o Brasil da era Mano Menezes conseguiu vencer pela primeira vez uma seleção de tradição no futebol mundial. A vitória por 2 a 0 sobre a Argentina, pelo Superclássico das Américas, em Belém, teve boa atuação dos novatos Cortês, Borges e Lucas. Este último começou pela primeira vez como titular e marcou o gol que abriu o placar. No ano, Mano já havia perdido da França (em fevereiro) e da Alemanha (em agosto), além de fracassar na Copa América. O resultado serviu de alento pelo menos até os Jogos Olímpicos de 2012.

Cultura:

  • Contrariando as críticas que dizem que seus shows seriam iguais há décadas, Roberto Carlos fez uma apresentação cheia de surpresas em Jerusalém. Nela, o músico cantou em diversas línguas, como hebraico e espanhol. E soltou a voz em uma versão de "Aquarela do Brasil". Como se não bastasse, o Rei até deu um beijo na apresentadora Gloria Maria, mestre de cerimônias da noite.
  • Maior bilheteria brasileira de todos os tempos, "Tropa de Elite 2" foi escolhido para representar o País no Oscar 2012. O filme de José Padilha foi selecionado a partir de uma relação de outras 15 produções, que incluíam títulos como "Bruna Surfistinha", "Lope" e "Vips". A comissão que escolheu "Tropa 2" foi formada por integrantes do governo federal, da Associação Brasileira de Cinematografia e da Academia Brasileira de Cinema.
  • Após 10 anos fora do País, o Rock in Rio voltou a ser realizado no Brasil. A quarta edição brasileira do festival recebeu atrações de peso, como Rihanna, Metallica, Stevie Wonder, Shakira, Red Hot Chili Peppers, Coldplay e Katy Perry. O saldo geral foi positivo, mas cheio de percalços e com um final tenso, devido à chuva e ao atraso do Guns N’ Roses. A próxima edição no Rio de Janeiro já está marcada para 2013.

 

Esse foi o mês de Setembro na Alémtrospectiva 2011. Amanhã, você confere as principais notícias do mês de Outubro.

(Com informações do Último Segundo).

Alémtrospectiva 2011: a retrospectiva que vai Além, para quem quer ir mais Além.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores