sábado, 31 de dezembro de 2011

Alémtrospectiva 2011 - Os destaques de Dezembro

A Alemtrospectiva 2011, chega ao seu último capítulo, mostrando os destaques mais importantes do mês de dezembro.

Confira agora, o que aconteceu de mais importante neste mês:

Política:

  • O empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, apontado como operador do esquema do mensalão, foi preso em Belo Horizonte, numa operação deflagrada pela Polícia Civil da Bahia para desmantelar um esquema de grilagem de terras. Outros três sócios da DNA Propaganda, uma das agências do publicitário envolvidas na crise política de 2005, também entraram na lista de 15 pessoas presas. Após 17 meses de investigação, a polícia encontrou indícios de falsificação na documentação de imóveis inexistentes e de áreas reais da União, para que servissem de garantia em dívidas com o INSS. Entre as acusações, estão corrupção ativa, falsificação de documentos e falsidade ideológica.
  • Após reunião com a presidenta Dilma Rousseff, o ministro do Carlos Lupi (PDT) pediu demissão do Ministério do Trabalho. Com a demissão, Lupi se juntou a Orlando Silva (PC do B-SP), Pedro Novais (PMDB-MA) do Turismo, Wagner Rossi (PMDB-SP) da Agricultura, Antonio Palocci (PT-SP) da Casa Civil, Alfredo Nascimento dos Transportes (PR-AM) e Nelson Jobim da Defesa (PMDB-RS). Apenas Jobim não caiu após denúncias de corrupção.  Lupi perdeu apoio da presidente após uma série de suspeitas de irregularidades na pasta e de declarações polêmicas – como dizer que só sairia do ministério a bala. Em sua saída, o ex-ministro se disse vítima do “ódio de forças reacionárias”.
  • O Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu o julgamento que garantiu a posse de Jader Barbalho (PMDB-PA) no Senado. O julgamento tinha começado em novembro, mas, na ocasião, a votação terminou empatada (cinco votos favoráveis e cinco contrários) e foi suspensa na espera da chegada do 11º integrante da corte, o que permitiria o desempate. Porém, o presidente do STF, ministro Cezar Peluso, decidiu dar o voto de qualidade, ou seja, votou duas vezes, as duas favoráveis a Jader, desempatando a votação do caso. A senadora Marinor Brito (PSOL-PA) disse que o tribunal cedeu à vontade do PMDB, entrou com recurso, mas foi derrotada.
  • A avaliação positiva do governo da presidenta Dilma Rousseff atingiu 56%, de acordo com pesquisa CNI/Ibope. Os dados concedem à presidenta um recorde no desempenho do primeiro ano de mandato, em comparação com a avaliação registrada pelos antecessores Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso. Ao concluir os primeiros 12 meses de gestão, Lula tinha uma avaliação positiva de 41%, enquanto no caso de FHC 43% dos entrevistados avaliavam a gestão como ótimo e bom. Os números também colocam a gestão da presidenta petista de volta no patamar anterior à sucessão de crises políticas que envolveram vários ministros em denúncias de corrupção.

Brasil:

  • Após uma campanha que deixou mágoas e mostrou um Estado profundamente dividido, a população do Pará não aprovou a divisão do Estado para a formação de Carajás e Tapajós. Cerca de 66% dos paraenses votaram contra a criação tanto de Tapajós quanto de Carajás. Apesar do “Não” vencer, os números mostraram um racha entre as populações. Em Santarém, que seria capital de Tapajós, 98,63% queriam a divisão. Em Marabá, que seria a capital de Carajás, 93,68% foram a favor da criação do novo Estado. Enquanto isso, em Belém, que segue como única capital, 94,87% foram contra a divisão do Estado.  O resultado foi decidido pela região metropolitana de Belém, que concentra a maior parte dos votos do Pará.
  • Greves por conta de salário dos professores pararam as aulas em escolas estaduais de 16 Estados brasileiros. Os alunos ficaram sem estudar entre 8 a 113 dias – quando o ano letivo deve ter ao menos 200 dias de aula. Em dezembro, Amapá, Pará, Alagoas, Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe, Minas Gerais e Santa Catarina não entraram em férias para repôr o estudo perdido. Outros oito Estados afirmam que sábados e aulas vagas foram suficientes para a reposição obrigatória – mas sindicatos confessam que reposição não é exata.
  • A emissora estatal da Coreia do Norte anunciou a morte do líder Kim Jong-il, que acontecera dois dias antes, e apontou seu filho mais novo, Kim Jong-un, como “grande sucessor”. Enquanto milhares de norte-coreanos saem às ruas para chorar por Kim Jong-il, a comunidade internacional tenta avaliar os possíveis impactos da sucessão. Temendo escalada de tensão, a Coreia do Sul reforça a segurança e envia condolências à população.

Ciência:

  • Cientistas do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (Cern) encerraram o ano anunciando que estavam mais perto de encontrar o bóson de Higgs. Os últimos resultados mostraram que é mais provável que a partícula seja encontrada nas faixas de menor energia - de 116-130 GeV. A busca pelo bóson de Higgs é um momento muito importante da história da Física. Sua existência, se comprovada, fundamenta um conceito importante da Física moderna, explicando porque as partículas elementares (como prótons, elétrons e nêutrons) têm massa.

Esporte:

  • Médico, craque, pai da Democracia Corintiana e até artista, Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira morreu em São Paulo, após sofrer um choque séptico, infecção causada por uma bactéria. Conhecido pelo estilo clássico em campo, Sócrates foi revelado nos anos 70 com a camisa do Botafogo de Ribeirão Preto. Porém, brilhou principalmente no Corinthians, onde ganhou títulos e ficou conhecido como um dos líderes da geração da Democracia Corintiana.
  • Num campeonato definido na última rodada, com clássicos em todo o Brasil, o Corinthians conseguiu manter a vantagem de dois pontos sobre o Vasco e levou o título. A conquista veio no empate com o Palmeiras, no Pacaembu. No mesmo dia, o Vasco também empatou com o Flamengo no Rio de Janeiro.
O jogo que decidiu o título ficou marcado por homenagens ao ídolo Sócrates, que faleceu no dia da partida, brigas em campo entre palmeirenses e corintianos e, é claro, festa da torcida que lotou o Pacaembu.
  • A edição 140 do UFC, em dezembro, não foi boa para os brasileiros. Na categoria meio-pesados, Lyoto Machida foi derrotado pelo americano Jon Jones. Destino pior teve o pesado Rodrigo Minotauro, que além de perder para Frank Mir, dos Estados Unidos, sofreu uma fratura grave no braço direito.
    O brasileiro teve que passar por uma cirurgia, onde foram colocados 16 pinos no braço para corrigir a fratura. Para se recuperar, Minotauro ficará afastado dos combates por até seis meses.
  • Aclamado como o jogo do ano, a final do Mundial de Clubes acabou se transformando num passeio do Barcelona sobre o Santos. Em 23 minutos de jogo, os catalães já venciam por 2 a 0 e mostravam a discrepância entre os dois times. O jogo terminou 4 a 0, com atuação irretocável – o que não chega a ser novidade – de Lionel Messi, autor de dois gols.
A derrota, com atuação apagada de Neymar, adiou o sonho santista do tricampeonato mundial. Como consolo, fica a desculpa de ter perdido para o melhor time do planeta. “O Barcelona nos ensinou a jogar futebol”, disse Neymar após o jogo.
  • Em apenas quatro meses, o vídeo da música “Ai Se Eu Te Pego”, de Michel Teló, teve mais de 80 milhões de visualizações no YouTube. A canção, depois de estourar em todo o Brasil, também conquistou a Europa, liderando paradas na Itália, Espanha e Portugal. “Ai Se Eu Te Pego” mistura música sertaneja com house e pop. Teló já adiantou que está pensando em gravar uma versão em inglês.

Essa foi a Alémtrospectiva 2011, com os destaques mais importantes deste ano que acaba hoje, 31 de dezembro.

Desde já, em nome de dos nossos parceiros, e de toda a nossa equipe, eu desejo a você, um 2012 cheio de paz, saúde, alegria e muitas notícias boas.

E também, fica o convite para a Rede Além 2012: novas colunas, novos canais de interação e muito mais…

Fique ligado, pois a gente vai te surprrender.

Rede Além dos 140 Caracteres: a rede de blogs que vai Além, para quem quer ir mais Além.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores