quarta-feira, 16 de novembro de 2011

A Seleção da Turquia de 2002

A seleção turca de 2002 não é - nem de perto - uma das seleções mais brilhantes de todos os tempos. A contribuição para o futebol é pouca, mas o 3º lugar na Copa tem que ser destacado. Embora, a seleção turca tenha enfrentado seleções sem muita expressão ao longo da campanha. Costa Rica, China, Japão, Senegal - outra que terá um post dedicado - e Coreia do Sul foram adversários. Além desses, o campeão, Brasil - que valorizou e muito a "conquista".



Falando em Brasil, a seleção canarinho foi a primeira adversária na Copa. Os turcos saíram na frente, ainda no primeiro tempo. Hasan Sas abriu o placar nos acréscimos. Na segunda etapa, logo cedo, Ronaldo - o Fenômeno -  empatou a partida. A virada veio aos 43 do segundo tempo, com gol de pênalti de Rivaldo - atualmente no São Paulo.


Depois da derrota, a Turquia empatou com a Costa Rica por 1 x 1 e venceu a China por 3 x 0. Classificou-se no saldo de gols, pois empatou em pontos com os costarriquenhos: 2 contra -1. Nas oitavas e nas quartas, duas vitórias por 1 x 0, contra Japão e Senegal, respectivamente. Contra os africanos, a vitória veio na prorrogação. 

Na semifinal, um velho conhecido da primeira fase. Era o Brasil, mais uma vez. Jogo difícil, encardido. Ronaldo - o Fenômeno - marcou o gol da vitória magra e sofrida do Brasil. A Turquia perdeu, mas perdeu para a melhor seleção da competição. 


Coube aos turcos disputar a decisão do terceiro lugar. Venceu a polêmica seleção da Coreia do Sul - que eliminara Itália e Espanha - por 3 a 2. 

Sem dúvida, a melhor seleção da Turquia de todos os tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores